O ator americano James Sloyan, conhecido por trabalhos em filmes como The Sting e Xanadu e por suas participações em diferentes séries da franquia Star Trek, morreu aos 85 anos. Segundo a família, ele morreu em sua casa, em Sherman Oaks, na Califórnia.
Sloyan construiu uma carreira marcada por personagens coadjuvantes no cinema e na televisão. Além dos trabalhos nas telonas, ele ganhou reconhecimento entre os fãs de ficção científica por interpretar diferentes personagens em episódios de Star Trek: The Next Generation, Deep Space Nine e Voyager.
Carreira no cinema
Em The Sting, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme, Sloyan interpretou Mottola, um operador de apostas que trabalhava para o criminoso Doyle Lonnegan, vivido por Robert Shaw. Seu personagem acaba envolvido no golpe aplicado por Johnny Hooker, interpretado por Robert Redford, e Luther Coleman, papel de James Earl Jones.
No musical Xanadu, estrelado por Olivia Newton-John, Sloyan viveu Simpson, chefe considerado autoritário do personagem Sonny Malone, interpretado por Michael Beck, na gravadora AirFlow Records.
O ator também participou de outras produções cinematográficas e televisivas ao longo de décadas de carreira.
Passagem por “Star Trek”
Os fãs de Star Trek conheceram Sloyan por quatro personagens de espécies diferentes em cinco episódios das séries The Next Generation, Deep Space Nine e Voyager.
Entre seus papéis estavam um almirante romulano e o filho do klingon Worf, interpretado por Michael Dorn, em The Next Generation. Em Deep Space Nine, deu vida ao cientista bajoriano Dr. Mora, enquanto em Voyager interpretou o cientista haakoniano Ma’bor Jetrel.
Além da atuação, Sloyan também emprestou sua voz à marca de luxo Lexus, da Toyota, em campanhas publicitárias durante 18 anos.
Teatro e televisão
Nascido em Indianapolis, Sloyan estudou na American Academy of Dramatic Arts, em Nova York. Depois de servir por três anos no Exército dos Estados Unidos, retornou à cidade, onde trabalhou como ator e também como coreógrafo de cenas de luta no New York Shakespeare Festival, dirigido por Joseph Papp.
Sua estreia na Broadway aconteceu em Indians, de Arthur Kopit. Ele também participou de produções off-Broadway antes de estrear no cinema em The Traveling Executioner, filme estrelado por Stacy Keach.
Na televisão, integrou o elenco regular da série Westside Medical e participou de produções como Wonder Woman, Buck Rogers in the 25th Century, Lou Grant, Falcon Crest, Knots Landing, Cagney & Lacey, Moonlighting, Murder, She Wrote, Quantum Leap, The X-Files e NYPD Blue.
Sloyan também interpretou o marido de Madeline Kahn na série Oh, Madeline, uma comédia da ABC na qual seu personagem escrevia romances sob o pseudônimo Crystal Love. A produção teve 18 episódios.
Família
James Sloyan era casado desde 1973 com a atriz Deirdre Lenihan, conhecida por trabalhos em Needles and Pins e The Waltons. O casal teve dois filhos: Daniel Sloyan, músico, e Samantha Sloyan, atriz conhecida por produções como The Life of Chuck e pela personagem Dra. Penelope Blake em Grey’s Anatomy.
Segundo a família, amigos e colegas lembravam Sloyan como uma pessoa curiosa, criativa, leal e inventiva, além de alguém de personalidade marcante.
O irmão do ator, Patrick Sloyan, foi jornalista e escritor vencedor do Prêmio Pulitzer e morreu em 2019.












































